Poucos rankings de vendas foram tão esperados quanto este. A ansiedade estava enorme para saber o desempenho de Pikmin 3 (Wii U), o primeiro grande lançamento para o console da Nintendo após line-up original, encerrada em março. Os meses sem jogos para o Wii U levaram Pikmin 3 a liderar o ranking de vendas com mais de 90 mil unidades vendidas, como uma importante rede varejista havia divulgado ontem. O efeito nas vendas do console foram bons, e quase triplicaram o número dos consoles saindo das lojas e o Wii U ficou na segunda colocação apenas atrás do inabalável 3DS
Todavia, em números brutos o desempenho de Pikmin 3 não foi tão espetacular assim com 92 mil cópias. O lançamento first party mais fraco do ano para a Nintendo foi Donkey Kong Country Returns 3D (3DS), que vendeu 104 mil unidades na primeira semana - que conta também as pré-vendas - e que esta semana passou de 200 mil vendas. Mas, claro, a base instalada do portátil é gigantesca, e a do Wii U?
Supõe-se que, de acordo com números da própria Nintendo, existam cerca de 1 milhão de Wii Us nos domicílios japoneses. Sem muito esforço dá para imaginarmos que aproximadamente 1 entre 9 ou 10 jogadores donos do console levaram Pikmin 3 para casa. O preocupante é que as vendas de jogos para ele no Japão são baixas. De acordo com o relatório da Nintendo, até março cada dono de Wii U no país tinha apenas 1,8 jogos; enquanto isso o número é 4,7 nas Américas e 4,3 nas demais regiões (embora naquela oportunidade haviam menos títulos lançados por lá do que por aqui).
Esperava-se que o hiato de grandes lançamentos levasse os japoneses a comprarem Pikmin 3 quase que de uma forma unânime devido a necessidade. Mas existe um forte atenuante: o lançamento do jogo foi no último sábado, e o balanço das vendas fecha no domingo, foram apenas dois dias de venda no varejo além das pré-vendas. Os números nas próximas semanas devem continuar altos e teremos dados mais precisos do sucesso comercial do jogo por lá. Além disso, claro, a série não é blockbuster do nível de Zelda, Mario ou Pokémon, o que é algo a se considerar.
0 comentários:
Postar um comentário