The Legend of Zelda. Uma verdadeira obra prima de Shigeru Miyamoto que carrega uma legião de fãs. Mas em um enredo tão rico e com cérebros brilhantes no desenvolvimento do jogo, você não esperava que o universo do jogo se limitaria a algumas horas de quebrar potes, não? Veja aqui algumas curiosidades do clássico da Nintendo.
#5 PASSADO E FUTURO
Nas primeiras concept arts de The Legend Of Zelda: A Link to the Past, existia um desenho da princesa Zelda com uma roupa futurista. Esse é um fato que leva a crer que a Nintendo cogitou usar a ideia inicial do game que era se passar no passado e no futuro. Inclusive, em uma entrevista, Shigeru Miyamoto, além de confirmar que era essa a ideia original do game, ainda disse que o protagonista seria ligação entre passado e futuro. Por esse motivo, decidiram chama-lo de Link.
#4 ZELDA EM 1ª PESSOA?
A ideia inicial de Ocarina of Time era ser um jogo em 1ª pessoa. Porém, Shigeru Miyamoto decidiu usar a perspectiva em 3ª pessoa, porque ele queria que os jogadores percebessem Link se tornando um adulto.
#3 MAJORA’S MASK: UM DESAFIO.
Após o sucesso de Ocarina of Time, estava programado para começar o desenvolvimento de umaexpansão para o jogo. Ela se chamaria Ura Zelda. Porém, alguns desenvolvedores não gostaram da ideia da expansão e não estavam felizes com o projeto. Eiji Aonuma, um dos desenvolvedores, questionou o projeto. Miyamoto, em resposta, desafiou-o a desenvolver uma sequência para Ocarina Of Time em apenas 1 ano. Se ele e sua equipe conseguissem, não precisariam mais produzir Ura Zelda. A equipe teve sucesso e Majora’s Mask é o resultado. Mas agora bate aquela curiosidade de como seria esse Ura Zelda, não?
#2 MITOLOGIA “ZÉLDICA”
A história e seus personagens tem fortes referências da mitologia celta. Isso é facilmente percebido nas vestimentas dos personagens, elementos comuns na mitologia celta como fadas e duendes. Os personagens têm aparência élfica com orelhas pontudas e misticismo aguçado. Uma referencia mais forte é a égua montada por Link. Seu nome é Epona, o mesmo nome da deusa celta Epona, protetora doscavalos.
#1 TEORIA: OS 5 ESTÁGIOS DO LUTO
Não é segredo pra ninguém que acompanha a saga de The Legend of Zelda de que Majora’s Mask é um ótimo jogo, porém, um dos mais sinistros e misteriosos da série. {Aquele maldito vendedor de máscaras me dá arrepios até hoje.} Um jogo que criou muitas controvérsias e é alvo de muitas teorias e creepypastas. Mas provavelmente a teoria mais coesa e famosa sobre Majora’s Mask é a de que, subliminarmente, os estágios do jogo representam os cinco estágios do luto na piscicologia. Eles são:
- Negação (Clocktown): Os moradores simplesmente não dão a menor importância ao fim iminente e se recusam a acreditar que devem se preocupar com a queda da Lua.
- Ira (Waterfall Swamp): Após ter sua filha sequestrada, o rei Deku simplesmente põe a culpa em um macaco sem nenhum bom motivo e ameaça joga-lo em óleo fervendo caso sua filha não reapareça.
- Barganha (Snowhead Mountain): Os górons passam por uma intensa carência de mantimentos e querem até trocar os seus pertences por comida.
- Depressão (Great Bay): Uma banda formada por zoras não consegue mais tocar, pois o seu guitarrista morreu, e o vocalista se recusa a voltar a cantar.
- Aceitação (Ikana Canion): Depois de recuperar seus pertences e conseguir todas as máscaras, Link se recusa a aprender uma última música: A Elegia do Vazio. Uma elegia é um poema de lamentação. Sempre melancólico e depressivo, geralmente composto como música para funeral ou despedida após um luto. Link fica esquisito, introvertido, tendo como adversário seus próprios pensamentos. Esse estranho comportamento de Link pode nos levar a crer que seu amigo, Navi, está morto, e de que ele precisa aceitar esse fato.
É claro, essa é uma teoria. Não é nada oficial. Mas me diga se isso não deu um nó na sua cabeça? Não seria muita surpresa em um jogo tão sinistro e tão pesado. Majora’s Mask é rodeado de histórias e lendas. Futuramente, quem sabe um artigo com curiosidades só desse maravilhoso e sinistro game? AGUARDEM!
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